PNL e Metamodelo da Linguagem - Parte 2
Veremos na parte 2 do relatório Metamodelo de PNL, que as perguntas do Modelo de Linguagem ou Modelo de Precisão da PNL são uma poderosa ferramenta verbal que é aplicada para obter informações de qualidade em áreas tão diversas quanto negócios, vendas, terapia, educação.
É uma ferramenta de Programação Neurolingüística que nos permite usar a linguagem para ganhar clareza, ser mais precisos e nos aproximar da experiência dos outros.
Se você ainda não fez isso, sugiro que você revise a Parte 1 antes. Você pode lê-la aqui:
> PNL e Metamodelo de Linguagem – Parte 1 <<
Em que situações você pode aplicar o Metamodelo NLP?
Quando você quiser obter mais informações, entender-se mais, entender melhor os objetivos e a magnitude de um novo projeto, seja no seu trabalho ou na sua vida.
O metamodelo da PNL irá ajudá-lo a esclarecer o que alguém realmente quer dizer, ajudando você a “separar o ouro da lama”.
Esta ferramenta de programação neurolinguística é como uma “peneira”, utilizada para separar as informações, retendo apenas o que expressa a experiência ou experiências que o nosso interlocutor tenta comunicar!
Através desta “peneira” você também pode descobrir suas próprias limitações e as dos outros, para trabalhar em crenças limitantes e comportamentos que podem ser prejudiciais.
O metamodelo ou modelo da precisão da PNL também permitirá que você amplie o leque de opções para explorar diferentes maneiras de fazer as coisas, tanto para você quanto para os outros.
Nestes artigos nos concentramos em 3 aspectos: generalização, distorção e cancelamento.
Quando você usa o Metamodelo desta forma básica, você deve primeiro questionar as distorções, depois as generalizações e finalmente os cancelamentos ou omissões.
Se você começar com este último, talvez arrisque obter muito mais informações que não seriam práticas ou controláveis.
Para usar o Metamodelo NLP de maneira básica, siga estas três etapas:
- Primeiro de tudo, gere rapport ou sintonia com a pessoa. Isso é fundamental antes de fazer qualquer pergunta.
> Você pode ler sobre como gerar o Rapport AQUI <<
Primeiro você deve gerar um clima de confiança que permita “entrar no mapa” da pessoa e compreendê-la melhor.
- Ouça atentamente as palavras e identifique se é uma distorção, uma generalização ou um cancelamento.
- Agora você pode intervir fazendo algumas perguntas apropriadas para obter “o ouro”.
Para detectar distorções (lembre-se que, como dissemos, é a primeira coisa que você deve apontar), pergunte:
Como sabes?
Que provas você tem de que isso é o que você diz?
Para detectar generalizações (por exemplo: “todas as mulheres / homens são iguais” … ou “nunca acertei nada”), ele pergunta:
Sempre? todos! Nunca?
O que aconteceria se…?
Então você pode detectar cancelamentos ou exclusões, você pode perguntar:
Como é isso? Me conte um pouco mais …
O que, quando, onde, quem, como?
* Exemplo de Distorções:
“Minha amiga está com aquele homem que vai enganá-la em algum momento!”
Você pode perguntar: Como você sabe? Que provas você tem disso que você diz?
“Eu já sei como você se sente” …
Você pode perguntar: como você sabe?
“Você deveria saber tudo que eu faço por você!”
Pode perguntar:
Como eu poderia saber melhor o que você faz por mim?
* Exemplos de Generalizações:
” Eu sempre tenho problemas com esse colega de trabalho” .
É uma generalização, então você pode perguntar:
Você sempre teve problemas com ele?
Para ajudá-lo, você também pode investigar e encontrar um contraexemplo, pelo menos uma vez em que você não teve nenhum problema com esse parceiro…
“Eu nunca faço nada certo”.
Aqui você pode perguntar:
Nunca? … E procure por algum contraexemplo que destrua essa generalização.
“Eu tenho que ir para aquela reunião!”
Pergunta: O que aconteceria se você não fosse?
* Exemplos de cancelamento:
“Eles não querem me dar uma chance!”
É claramente um cancelamento / omissão … Você pode perguntar:
Quem especificamente não quer dar a você uma chance?
“Eu vou melhorar meu comportamento”…
Pode perguntar:
O que significa para você melhorar o comportamento?
Segredos Práticos:
- a) Questões que incluam o “Porquê?” devem ser evitadas, uma vez que conduzem a respostas relacionadas com crenças limitantes, induzem um foco em problemas / desculpas e muito raramente em soluções.
- b)Evite interrogações inquisitivas! Você tem que ser sutil… Lembre-se que você deve primeiro estabelecer a harmonia, gerar um clima de confiança com a pessoa.
- c)Pratique o Metamodelo em si mesmo, antes de aplicá-lo em uma conversa com outras pessoas. Será muito útil, prático e compreensivo. Acima de tudo, ajudará você a se entender mais!
O Metamodelo de PNL é muito útil porque abrange muitos aspectos.
Aqui nós falamos apenas sobre alguns deles para que você possa aplicá-lo em sua vida diária de uma maneira simples; você pode melhorar a comunicação consigo mesmo e com os outros; irá ajudá-lo a obter informações de qualidade, ter mais opções, obter mais e melhores soluções!
Como você pode incorporar hoje os melhores recursos, técnicas e ferramentas da PNL para a sua Melhoria Pessoal e Profissional?
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